Objetivos



Objetivos específicos da ESER:

-Sensibilização de crianças e jovens para medidas de Prevenção Rodoviária e Segurança no Lar e do papel que cabe a cada um de nós, enquanto utentes do trânsito;
-Consciencialização de pais e educadores para a problemática da Prevenção e Segurança Rodoviária e da postura a assumir enquanto educadores e utentes do trânsito;
-Recolha de materiais diversificados, no sentido de promover sessões pedagógicas teóricas e práticas, adequadas às diferentes faixas etárias.

ENSINO PRÉ-ESCOLAR

A ESER tende em alertar as crianças para os seguintes aspetos:

-Reconhecer que existem dois sentidos nas faixas de rodagem;
-Aprender a utilizar o passeio como espaço privilegiado para peões;
-Identificar sons e ruídos característicos do trânsito;
-Alertar para a importância da utilização de cadeiras de segurança no transporte das crianças nas viaturas;
-Sensibilizar para o correto atravessamento da faixa de rodagem;
-Prevenir para o perigo inerente às brincadeiras e jogos na rua, assim como perigos existentes em casa;
-Alertar para os perigos existentes no Lar, (corrente elétrica, objetos cortantes, riscos de incêndio, pontos nocivos à saúde);
-Outros perigos.



ENSINO BÁSICO – 1.º CICLO


Os alunos devem estar sensibilizados para os seguintes aspetos:

-Identificar o melhor percurso no caminho de casa para a escola;
-Promover a circulação dos peões pelo lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem;
-Reconhecer os sinais de trânsito para peões;
-Promover a utilização correta de passadeiras;
-Alertar para o perigo inerente às brincadeiras e jogos na rua;
-Alertar para o perigo inerente às brincadeiras e jogos na rua;
-Identificar os perigos rodoviários;
-Identificar as lateralidades; 
-Interpretar informações provenientes da visualização de sinais de trânsito;
-Consciencializar a prevenção rodoviária e comportamentos de autoproteção; 
-Estimular o espírito de grupo e cooperação entre os alunos; 
-Estimular a capacidade de interpretação; 
-Promover o contato com situações experimentais concretas; 
-Desenvolver o espírito e curiosidade científica; 
-Interpretar informações provenientes de um mapa; 
-Fomentar o trabalho em equipa e espírito de grupo;
-Alertar para os perigos existentes no Lar, (corrente elétrica, objetos cortantes, riscos de incêndio, pontos nocivos à saúde);
-Outros perigos.