
A ESER pretende ser um espaço de aprendizagem sobre procedimentos de prevenção e segurança.
O seu conceito insere-se num projeto contextualizado no projeto educativo, tanto em termos de vertente teórica como prática, de forma a proporcionar aos seus utentes uma aprendizagem mais consubstanciada e em perfeita sintonia com a realidade, incitando a atitudes comportamentais prudentes e ponderadas, não só em crianças e jovens, como na comunidade em geral, como parte integrante do meio rodoviário.
O espírito da ESER centra-se em exercer a Educação para a Cidadania, indo de encontro a valores, no qual respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os principais eixos determinantes da transformação do comportamento do homem.
Pretende-se mobilizar as crianças, os seus familiares e a comunidade em geral, para que a atuação de cada um seja sempre de forma positiva e de respeito para com o próximo.
A partir deste ponto, a ESER tende em oferecer atividades educativas de segurança e prevenção rodoviária e no lar através de situações reais, significativas e contextualizadas, que pretendem ativar a capacidade dos alunos, dando ao professor/educador/familiar a oportunidade de perceber o quanto cada um já sabe e o quanto aprendeu sobre o tema.
Estas temáticas poderão ser trabalhadas de forma interdisciplinar envolvendo todas as áreas do conhecimento.